Will Smith foi às redes sociais nesta segunda-feira (28) para se desculpar formalmente com Chris Rock por dar um tapa nele durante a cerimônia do Oscar de domingo, chamando seu comportamento de “inaceitável e imperdoável”. O incidente ocorreu antes de Smith aceitar o prêmio de melhor ator no final da noite.

“Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada foi demais para mim, e reagi emocionalmente”, escreveu Smith em um post no Instagram. “Gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora de linha e estava errado.”

+ Will Smith pode ser expulso da Academia de Hollywood pela agressão no Oscar

O ator se ofendeu com uma piada feita por Rock sobre a esposa de Smith, Jada Pinkett Smith, por causa de sua careca. Pinkett-Smith falou abertamente sobre ter uma condição de perda de cabelo. Depois que Will o acertou, Rock disse: “Will Smith acabou de bater em mim”. Após o tapa, o ator gritou repetidamente com Rock para “Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca”.

Quando ele aceitou seu Oscar, ele se desculpou com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, bem como com seus colegas indicados. Ele não mencionou Rock. A Academia disse nesta  segunda que condenava as ações de Will Smith durante o Oscar de domingo e planeja lançar uma revisão formal de suas ações.

Em um comunicado, a academia de cinema disse: “A Academia condena as ações do Sr. Smith no show de ontem à noite. Começamos oficialmente uma revisão formal em torno do incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos estatutos, padrões de conduta e lei da Califórnia.”

Rock se recusou a prestar queixa sobre o incidente, de acordo com o Departamento de Polícia de Los Angeles.

Aqui está a declaração completa de Smith:

“A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada foi demais para mim e eu reagi emocionalmente.

Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora de linha e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade.

Também gostaria de pedir desculpas à Academia, aos produtores do programa, a todos os participantes e a todos que assistem ao redor do mundo. Eu gostaria de me desculpar com a Família Williams e minha Família King Richard. Lamento profundamente que meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós.

Eu sou um trabalho em andamento.”