Um processo disciplinar foi aberto pela Academia de Hollywood contra o ator Will Smith devido o tapa que ele deu em Chris Rock durante a cerimônia do Oscar.

Smith pode responder por escrito e corre o risco de ser expulso da Academia, suspenso ou sofrer outro tipo de punição interna.

Um comunicado publicado nesta quarta-feira (30) pela Academia informa que a produção pediu para o ator sair do local do evento após o tapa, mas ele se recusou.

“O Conselho Diretor iniciou hoje um processo disciplinar contra o Sr. Smith por violações dos padrões de conduta da Academia, incluindo contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia”, diz o comunicado, segundo o g1.

Bruce Willis vai se aposentar após diagnóstico de afasia, diz família

“As coisas aconteceram de uma forma que nós não poderíamos ter previsto. Gostaríamos de esclarecer que o sr. Smith foi convidado a sair da cerimônia e se recusou, mas também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de forma diferente”, diz a Academia.

A próxima reunião do conselho será no dia 18 de abril e a Academia pode suspender, expulsar ou outras sanções permitidas pelos Estatutos e Padrões de Conduta, segundo o comunicado.

O texto diz também que a atitude do ator foi “profundamente chocante e traumática de se ver pessoalmente e na televisão”.

A Academia pediu desculpas a Chris Rock: “Sr. Rock, pedimos desculpas pelo que você experimentou em nosso palco e agradecemos por sua resiliência naquele momento. Também pedimos desculpas aos nossos indicados, convidados e espectadores pelo que aconteceu durante o que deveria ter sido um evento comemorativo.”