SÃO PAULO (Reuters) – As vendas no varejo brasileiro em dezembro cresceram 1,3%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2021, segundo dados da empresa de meios de pagamento Cielo divulgados nesta quinta-feira.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 10,2%, afirmou a companhia.

A avaliação da Cielo é que o varejo perdeu parte do ritmo vigoroso observado meses atrás apesar de mostrar recuperação.

Vendas no varejo do Brasil caem mais que o esperado em novembro após 3 meses de altas

“O mês de dezembro marca o 14º seguido de crescimento das vendas. A cada mês que passa, a base de comparação do ano anterior está mais distante dos efeitos de quarentena, o que implica em crescimentos mais brandos do que vimos ao longo dos anos de 2021 e 2022, uma vez que estamos comparando períodos com normalidade da atividade econômica”, afirmou o superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi, em comunicado da companhia.

A Cielo apurou que os setores de bens não duráveis e serviços registraram crescimento em relação a dezembro de 2021, mas bens duráveis e semiduráveis sofreram queda.