Parece que todo mês, quando as contas domésticas vencem, reclamamos sobre como o custo de vida aumentou novamente. Mas não é apenas anedótico. De acordo com o Índice de Custo de Vida Mundial deste ano, divulgado pela Economist Intelligence Unit (EIU), o custo de vida médio aumentou 8,1% em 2022, devido à guerra russa na Ucrânia e aos efeitos prolongados da pandemia. Em outras palavras – não, não é só você.

“A guerra na Ucrânia, as sanções ocidentais à Rússia e as políticas de Covid-zero da China causaram problemas na cadeia de suprimentos que, combinados com o aumento das taxas de juros e mudanças nas taxas de câmbio, resultaram em uma crise de custo de vida em todo o mundo”, relatou Upasana Dutt, chefe de custo de vida mundial da EIU, em um comunicado à imprensa.

+ Dólar fica estável com moderação da inflação nos EUA contrapondo receio sobre PEC da Transição

Ela acrescentou: “Podemos ver claramente o impacto no índice deste ano, com o aumento médio de preços nas 172 cidades em nossa pesquisa sendo o mais forte que vimos nos 20 anos para os quais temos dados digitais. O aumento nos preços da gasolina nas cidades foi particularmente forte (como no ano passado), mas alimentos, serviços públicos e utensílios domésticos estão ficando mais caros para os moradores da cidade.”

Então, em um ano caro, quais são as cidades mais caras para se viver?

Não surpreendentemente, as duas cidades que mais subiram no ranking de custo de vida nos últimos 12 meses estão na Rússia: Moscou, que subiu 88 posições entre as 176 cidades avaliadas, e São Petersburgo, que subiu 70 posições. Kiev, capital da Ucrânia, por outro lado, foi retirada da lista por conta da guerra.

A lista é feita comparando os preços individuais de mais de 200 produtos e serviços em 172 cidades.

Foi a combinação de inflação e moeda forte que levou Nova York e Cingapura a dividirem o primeiro lugar do ranking deste ano, segundo a Economist. Os Estados Unidos têm ainda outras duas cidades no ranking das dez mais caras: Los Angeles e São Francisco, ambas no estado da Califórnia.

O ranking considera alguns empates. Veja abaixo:

1. Cingapura (Cingapura)
1. Nova York (EUA)
3. Tel Aviv (Israel)
4. Hong Kong (Hong Kong)
4. Los Angeles (EUA)
6. Zurique (Suíça)
7. Genebra (Suíça)
8. São Francisco (EUA)
9. Paris (França)
10. Copenhague (Dinamarca)
10. Sydney

E as mais baratas
161. Colombo (Sri Lanka)
161. Bangalore (Índia)
161. Algiers (Argélia)
164. Chennai (Índia)
165. Ahmedabad (Índia)
166. Almaty (Cazaquistão)
167. Karachi (Paquistão)
168. Tashkent (Usbequistão)
169. Tunis (Tunísia)
170. Teerã (Irã)
171. Trípoli (Líbia)
172. Damasco (Síria)