Por Andy Sullivan

WASHINGTON (Reuters) – O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump não pagou imposto de renda durante o último ano completo de seu governo e teve perdas em suas diversas participações comerciais, de acordo com dados tributários divulgados por um painel do Congresso norte-americano.

Os registros, divulgados na noite de terça-feira pelo Comitê de Formas e Meios da Câmara dos Deputados dos EUA, atualmente liderada pelos democratas, após uma disputa de anos, mostram que a renda de Trump e sua responsabilidade fiscal flutuaram dramaticamente durante seus quatro anos na Casa Branca.

+Elon Musk espera que Twitter atinja equilíbrio em fluxo de caixa no próximo ano

Os registros vão contra a imagem pública cultivada do ex-presidente republicano, de um empresário de sucesso, enquanto ele prepara uma nova candidatura à Casa Branca.

Trump e sua esposa, Melania, pagaram alguns impostos durante os quatro anos de governo, como mostram os documentos, mas conseguiram minimizar seus impostos de renda por vários anos, já que a receita dos negócios de Trump foi mais do que compensada por deduções e perdas.

O comitê questionou a legitimidade de algumas dessas deduções, incluindo uma de 916 milhões de dólares, e os membros disseram na terça-feira que as declarações fiscais não continham detalhes. Espera-se que o painel divulgue versões editadas das declarações completas nos próximos dias.

Trump se recusou a tornar públicas suas declarações fiscais durante suas duas candidaturas presidenciais e sua campanha para o cargo, embora todos os outros candidatos presidenciais dos principais partidos o tenham feito por décadas.

O comitê obteve os documentos após uma luta de anos e aprovou por votação na terça-feira para torná-los públicos.

Um porta-voz de Trump disse que a divulgação dos documentos tem motivações políticas.

(Reportagem de Andy Sullivan, em Washington; reportagem adicional de Doina Chiacu)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIBK0PL-BASEIMAGE