O ano chega ao fim e um novo ciclo se anuncia. A transformação parece evidente no plano político, com o adeus à era Bolsonaro e o retorno de Lula para exercer seu terceiro mandato como presidente – além das trocas de vários nomes no Congresso Nacional, nos governos estaduais e nas Assembleias Legislativas. Mas as transformações serão inevitáveis também no ambiente dos negócios, onde é cada vez mais difícil entender onde estamos e para onde iremos no curto prazo.

Não por acaso, esse tema tem sido estudado com grande interesse por especialistas em gestão, consultores e professores de institutos de ensino que formam líderes empresariais. Ao menos três autores, com obras recém-chegadas às livrarias, têm como foco as transformações em marcha e o futuro dos negócios. Valem a leitura para quem está em posição de comando em uma empresa – ou em fase de preparação para chegar lá. Qualquer que seja o estágio de sua carreira, eles podem funcionar como uma bússola para guiar-lhe na direção correta.

Os desafios do novo CEO

Começando por “Passaporte para o futuro – Sua carreira e seus negócios no mundo em reconfiguração” (Best Business, 320 páginas), de César Souza, colunista da IstoÉ Dinheiro, presidente do Grupo Empreenda e autor de “Você é do tamanho dos seus sonhos”, entre outros livros de sucesso. Desta vez, o despertar para o tema da mudança veio de uma catástrofe natural, ocorrida em março de 2011: um tremor de 9 graus na escala Richter que devastou a costa nordeste do Japão e mudou em cerca de 10 cm o eixo de rotação da Terra. Além das vidas perdidas na tragédia, houve uma consequência na contagem do tempo. Os dias ficaram mais curtos em 1.8 microssegundo.

Pouco? Sem dúvida. Mas ao longo de anos isso poderá ter consequências ainda imprevisíveis. Assim como as mudanças muitas vezes imperceptíveis que, se não observadas e medidas corretamente, tendem a impactar carreiras e empresas drasticamente. Para Souza, os sintomas dessa “reconfiguração” no mundo dos negócios são claros. “Hoje estamos lutando pela sobrevivência, com cliente nem sempre satisfeitos, pessoas não muito felizes com seus trabalhos e empresas engessadas”, afirmou. A isso se somam a recente queda do poder aquisitivo (com inflação global, desemprego, juros altos etc.) e uma nova geração de consumidores com hábitos e valores diferentes (que cobram das empresas práticas ESG e boicotam marcas e produtos inadequados para os padrões atuais). “Para superar tudo isso não basta desenhar um novo mapa de geração de valor. É preciso ‘trocar o equipamento’”, disse Souza. Seu livro propõe reflexões sobre onde estamos hoje e qual é a empresa que precisamos construir para que haja uma estação de chegada.

Também autor de best-sellers e palestrante, Peter Fisk é o homem por trás da GeniusWork, uma aceleradora de negócios estratégicos sediada em Londres. Seu mais recente livro recebeu no Brasil o título “Negócios recodificados – Tenha a coragem de criar um futuro melhor para você e sua empresa” (DVS Editora, 442 páginas). Para Fisk, “os líderes enfrentam um turbilhão de mudanças: crescimento estagnado e futuro incerto, crise ambiental e desconfiança social, clientes exigentes e empreendedores inovadores”. Sua contribuição para iluminar o caminho consiste na busca de exemplos práticos, extraindo lições de empresas como Alibaba, Amazon, BlackRock e Spotify, apenas para ficar nas mais conhecidas. “O livro estabelece sete mudanças sísmicas que conduzem a um futuro empresarial mais sintonizado”, afirmou Fisk. Segundo ele, “as organizações devem desenvolver seus próprios códigos para concretizar o futuro potencial, o progresso e sucesso nos negócios”.

Formado em Ciências Econômicas e como Conselheiro em Administração pelo IBGC, Flavio Nusbaum é professor de planejamento estratégico, vendas e marketing na Fundação Dom Cabral. É também sócio da Jvntvs, da Martin Baum e do Clube da Consultoria. Em seu livro mais recente, “Como gerar negócios em um mundo em transformação” (Clube de Autores, 208 páginas), o autor sintetiza sua experiência acadêmica e como consultor para aprofundar temas como “As megatendências que estão transformando o mundo” (título do capítulo 4) ou “Seis técnicas de obtenção de compromissos” (capítulo 18). Discorrendo sobre “técnicas, metodologias e experiências que podem ser facilmente implementadas em empresas de tamanhos e segmentos diversos”, como escreveu Claudia Samartin na contracapa, o livro apresenta ferramentas práticas e rotinas comprovadamente eficazes para melhorar a performance do negócio, sobretudo em vendas.