A startup sueca Stilride, fundada em 2019, desenvolve uma scooter elétrica que pretende tornar-se a mais sustentável e atraente do mundo. Com subsídios do governo, a empresa utiliza tecnologia a laser e impressão 3D para criar um design inovador com custos de pré e pós-produção mais baixos.

A Sports Utility Scooter 1, SUS1, é feita através de um processo chamado de “origami industrial”: folhas de aço inoxidável laminadas a frio e dobradas em 3D com lasers. A tecnologia StilFold foi patenteada pela empresa.

+ Marca chinesa de motos e scooters Shineray abre primeira loja em São Paulo
+ Motos e escooter elétricas: veja modelos a partir de R$ 10 mil

Segundo a startup, a tecnologia permite criar scooters elétricas mais duráveis, mais baratas e com menor impacto ao meio ambiente.

A scooter, que ainda não tem preço nem data de lançamento estabelecida, conta com potência de 14,8 cv e 50 V alimentado por bateria de íon de lítio. A velocidade máxima é de 100 km/h, e a autonomia é de 120 km na cidade.

O próximo passo é buscar a viabilidade comercial do SUS1, o que é feito em parceria com a empresa de desenvolvimento Robotdalen. Até o momento, a Stilride contabiliza mais de 100 mil inscritos para receber as atualizações sobre o veículo.

“Acreditamos fortemente na eletrificação da mobilidade pessoal, e vemos a necessidade de uma nova geração de veículos de médio porte feitos em harmonia com a natureza”, disse o fundador da Stilride, Tue Beijer, ao site Auto Evolution.