Já se passaram quase 20 anos desde que o Concorde voou pela última vez. Enquanto várias empresas começaram a trazer viagens supersônicas de volta à vida desde então, ainda estamos para ver isso se concretizar.

No entanto, a startup Boom Supersonic, com sede no Colorado, está dando alguns grandes saltos em sua busca para tornar o voo supersônico uma realidade novamente.

Quase dois anos depois de lançar seu protótipo de demonstrador supersônico, o XB1, a Boom revelou um novo design importante para seu muito aguardado avião comercial Overture, que voará com o dobro da velocidade dos jatos comerciais subsônicos de hoje e deverá transportar seus primeiros passageiros em 2029.

Renderizações da aeronave, que está em desenvolvimento há vários anos, foram reveladas esta semana durante uma coletiva de imprensa no Farnborough Air Show, um evento comercial de aviação com sede no Reino Unido.

O design atualizado não apenas apresenta um motor extra, mas também possui uma fuselagem contornada e asas de gaivota.

As preocupações com o ruído, juntamente com seu impacto ambiental, desempenharam um papel significativo no desaparecimento do Concorde, e a Boom está se esforçando para garantir que este jato supersônico seja sustentável e mais silencioso.

“Nossa visão sempre foi que o Overture fosse o primeiro avião de folha limpa que foi desenvolvido e otimizado para funcionar com combustível de aviação 100% sustentável”, explica Savitt.
“E hoje em relação à época do Concorde, podemos usar materiais compostos de carbono em toda a nossa fuselagem, nas asas e na cauda vertical, o que nos permite ser muito mais aerodinâmicos e muito mais eficientes. Isso ajuda a reduzir o arrasto, que consome combustível, além de tornar o avião muito mais eficiente em termos de combustível.”
A United já se comprometeu a voar sua frota Overture com combustível de aviação 100% sustentável (SAF).
De acordo com Savitt, a introdução de um quarto motor no projeto atualizado da aeronave ajudará a reduzir consideravelmente o ruído, enquanto o Overture utilizará o primeiro sistema automatizado de redução de ruído do mundo.
“Nós realmente nos concentramos em como tornar nossas decolagens e pousos tão silenciosos, se não mais silenciosos, do que qualquer outro avião de longo curso saindo de qualquer aeroporto”, explica ela. “E foi isso que conseguimos alcançar.
“Nós não vamos voar supersônico sobre a terra, vamos voar supersônico sobre a água. Então esse ‘boom’, por assim dizer, é sobre o alto mar.
“Mas ainda estamos voando a Mach 0,94 sobre terra, e era muito importante para nós sermos bons para a comunidade ao redor dos aeroportos, realmente abordando o ruído”.

Os esforços para aumentar a velocidade das aeronaves de passageiros vêm ganhando força nos últimos anos. A NASA se uniu ao fabricante de aeronaves Lockheed Martin para desenvolver o X-59, uma aeronave supersônica experimental “silenciosa”, a fim de coletar dados que serão compartilhados com reguladores americanos e internacionais para ajudar a determinar novas regras baseadas em som para voos supersônicos. terra.

No início deste ano, a fabricante de aviões Bombardier confirmou que seu veículo de teste, o Global 7500, havia quebrado a barreira do som durante um voo de demonstração em maio passado, atingindo velocidades superiores a Mach 1.015.


Em 2020, a startup de aviação Aerion revelou planos para um avião comercial Mach 4+ chamado Aerion AS3, mas a empresa com sede na Flórida entrou em colapso no ano seguinte.

“A aviação não vê um salto gigante em décadas”, observou o fundador e CEO da Boom, Blake Scholl, em comunicado este mês, antes de declarar que a Overture “mudar fundamentalmente a forma como pensamos sobre a distância”.

A Boom agora tem mais de 600 rotas diferentes em todo o mundo planejadas para Overture.