Anunciado nesta segunda-feira (30), o retorno de todo o estado de São Paulo para a fase 3 – amarela do Plano São Paulo começa a ter validade hoje (2) e estabelecimentos comerciais já devem operar em novo horário de funcionamento.

Na prática, estabelecimentos como restaurantes, shoppings, comércios e serviços, bares, salões de beleza e barbearias, academias e eventos culturais terão de operar seguindo protocolos um pouco mais rígidos que o praticado na fase verde, em que a capital e quase toda parte sul do estado se encontravam. Nenhum desses setores deixará de funcionar neste período e o calendário de reabertura das escolas segue normal, sem o fechamento e suspensão das aulas presenciais.

Reino Unido autoriza uso emergencial de vacina da Pfizer e BioNTech contra covid

Fiocruz vê Rio à beira de um colapso na saúde

A ocupação máxima dos estabelecimentos está limitada a 40% da capacidade total, com horário de funcionamento restrito a 10 horas por dias e fechamento obrigatório às 22h.

Além disso, estão proibidos eventos com público em pé, o que deve valer até a reclassificação para uma eventual fase verde, programada para o dia 4 de janeiro do ano que vem.