A gaúcha Andrea Krewer tem uma relação de longa data com o grupo Sodexo. Há 20 anos, iniciou a carreira como trainee e, nesse intervalo, passou por diferentes posições em diversas cidades pelo País até assumir, em outubro de 2022, o cargo de CEO. O desafio agora é expandir os negócios da Sodexo On-site Brasil, uma das áreas de atuação da multinacional francesa. Considerado estratégico para o grupo, o Brasil é o quarto maior mercado do mundo para a empresa, integrante da zona América Latina e APMEA (Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África), com faturamento de 3,6 bilhões de euros em 2022, o correspondente a 18% da receita total do On-site global. “Vamos acelerar ainda mais o crescimento, de forma sustentável, com rentabilidade.”

O portfólio da Sodexo envolve três divisões. A mais tradicional é a Sodexo Benefícios e Incentivos, que disponibiliza produtos como Refeição Pass, Alimentação Pass e GymPass, aceitos em 2,2 milhões de estabelecimentos no País. A Pronep oferece diversidade de serviços de home care e assistência domiciliar. Já a On-site Brasil é especializada em serviços de alimentação corporativa e facilities (serviços cotidianos feitos por terceirizados). O portfólio supera 100 soluções, voltadas aos segmentos de restaurantes (são 1,7 mil unidades de alimentação) e de facilities (1,3 mil unidades). Aqui entram limpeza, jardinagem, manutenção, recepção, gerenciamento de projetos e conveniência.

O currículo de Andrea na Sodexo é um aliado de peso. Além de conhecimento da rotina e dos processos da divisão, a executiva acumula experiências em cargos diretivos. Há sete anos, por exemplo, assumiu a liderança de Corporate Services (Serviços Corporativos), que representa 67% do volume de negócios da On-site Brasil — na sequência vêm os segmentos de energia e recursos (17%), além de saúde e educação (16%) . “Temos 800 clientes pelo País, e 1,5 milhão de consumidores atendidos diariamente”, disse.

Inicialmente, a CEO vai focar soluções que agreguem mais ao negócio, aumentem a experiência do consumidor e tragam vantagem para os clientes. “Nossa ambição é manter a liderança, por meio de serviços integrados de alimentação e facilities”, disse ela. “Tudo isso com o objetivo principal de criar valor para os públicos com os quais interagimos, além de suportar a estratégia global de crescimento.” O incremento das operações no Brasil é de extrema relevância para o grupo Sodexo. O País está atrás apenas de mercados desenvolvidos: Estados Unidos, França e Reino Unido. A expectativa de Andrea é de alta de no mínimo 10% nos negócios em 2023, diante da possibilidade de expansão de cada segmento atendido.

A estratégia de crescimento envolve diferentes projetos. Em alimentação, segundo a executiva, a mudança de comportamento e de hábitos das pessoas vem impactando a forma como se relacionam e consomem alimentos. Assim, a ideia é oferecer novos canais e produtos diferenciados que impactem diretamente a vida do consumidor final. “Vamos acelerar o desenvolvimento de modelos diferenciados que incluem os híbridos, multicanais e a qualquer hora e lugar”, disse. São os casos, por exemplo, de micromercados e honest market (modelo de negócio que não tem funcionário para fazer a cobrança) nos ambientes corporativos.

No segmento de facilities a Sodexo trabalha a estruturação e a padronização dos serviços em quatro frentes: pessoas, processos, produtos e serviços & tecnologia. “Nossa estratégia de factambém dá foco e potencializa as ofertas de serviços da empresa, buscando oferecer um portfólio mais diversificado”, afirmou. E os desafios para a área são grandes. “Apenas em São Paulo são 8 mil concorrentes. Mas o nosso diferencial são os serviços integrados.”

Como inescapável, o tema do ESG aparece estrategicamente. São iniciativas relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança. Destaque para o WasteWatch, que combate o desperdício nas cozinhas administradas pela empresa. Para isso, a gestão tem modernizado as aplicações tecnológicas nesses espaços, investindo em novos equipamentos, trazendo automação e focando na gestão de dados.

O projeto começou a ser implantado no Brasil em 2022. “Já são mais de 400 restaurantes com o programa e até setembro deste ano, estará em funcionamento em todas as cercas de 1,7 mil unidades de alimentação da empresa, contribuindo com a meta global de reduzir em 50% o desperdício de alimentos até 2025.” Um cardápio na medida para o apetite da multinacional.