O rover Curiosity, robô de exploração da Nasa, encontrou rochas onduladas em uma área de Marte, o que é uma evidência de um antigo lago no planeta vermelho, informou a agência espacial americana.

O rover, que vaga por Marte desde 2012, enviou imagens impressionantes de padrões ondulados na superfície das rochas causados por ondas de um lago raso há bilhões de anos. Os cientistas da Nasa ficaram surpresos ao encontrar evidências claras da existência de água na cratera Gale, onde o rover encontra-se atualmente.

+ Cientistas explicam a curiosa foto de um ‘urso’ na superfície de Marte

O Curiosity explora as encostas de uma montanha de 5.000 metros de altura conhecida como Monte Sharp. O rover também detectou detritos em um vale que foram arrastados por deslizamentos de terra úmidos no Monte Sharp, segundo a Nasa.

A Nasa indicou que o Monte Sharp fornece uma espécie de “linha do tempo marciana” para os cientistas, com as camadas mais antigas na parte inferior e as mais novas no topo. Isso permite que os cientistas “estudem como Marte evoluiu de um planeta que era mais parecido com a Terra em seu passado antigo, com um clima mais quente e água abundante, para o deserto congelado que é hoje”.