O Discovery Channel está lançando uma nova série de reality show chamada “Quem Quer Ser Astronauta”, que tem como objetivo enviar pessoas comuns ao espaço, segundo anunciou o canal.

A empresa Axiom Space diz que lançará o feliz vencedor da competição para a Estação Espacial Internacional para uma missão de oito dias. A chamada de elenco no site do Discovery diz que a elegibilidade é limitada a residentes ou cidadãos dos EUA, com requisitos adicionais a serem divulgados.

+ Universo – Olimpíada sobre astronomia está com inscrições abertas

Por enquanto, existem poucos outros detalhes sobre a elegibilidade de astronautas esperançosos que se inscrevem no programa Discovery, os desafios esperados que os participantes enfrentarão e quem atuará como jurados para a competição, já que a série não deve começar a ser filmada até o próximo ano.

A Discovery disse a série seguirá cada um dos competidores que competem pela oportunidade em uma variedade de desafios extremos projetados para testá-los nos atributos que os astronautas de verdade mais precisam, e conforme eles passam pelo treinamento necessário para se qualificar para o voo espacial e a vida a bordo da estação espacial.

A NASA ainda não declarou se permitirá que o vencedor desta reality entre na estação espacial. Algumas semanas atrás, um outro concurso de voo espacial chamado “Space Hero” anunciou que havia assinado um Acordo de Ato Espacial com a NASA, mas a agência esclareceu que, até agora, o acordo não diz que o vencedor pode voar para a estação espacial como a série anuncia.

Dito isso, outras competições de astronautas abertas ao público ainda não resultaram em um vôo espacial prometido. Em 2017, por exemplo, Suzanne Imber venceu o programa de televisão BBC Two “Astronautas, vocês têm o que é preciso?” no qual o juiz e ex-astronauta Chris Hadfield a recomendou para a Agência Espacial Europeia após um processo competitivo. Imber ainda realizou o voo.