No livro The Truth About Poop (A verdade sobre o cocô), a autora Susan E. Goodman afirma que as pessoas produzem 28 gramas de cocô para cada 12 quilos de peso corporal. Isso significa que quanto mais você pesar, mais pesado será o seu cocô.

De acordo com os Centros de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o homem médio pesa 88,7 kg e a mulher média pesa 76,4kg. Isso significa que um homem de peso médio produz cerca de 1 quilo de cocô e uma mulher de peso médio produz cerca de 400 gramas de cocô por dia, contidas no intestino grosso.

+ Diretor de balé alemão esfrega fezes no rosto de crítica

O intestino grosso forma um U de cabeça para baixo sobre o intestino delgado enrolado. Começa no lado inferior direito do corpo e termina no lado inferior esquerdo. O intestino grosso tem cerca de 1,5 metro de comprimento. Tem três partes: o ceco, o cólon, e o reto.

O ceco é uma bolsa no início do intestino grosso. Esta área permite que o alimento passe do intestino delgado para o intestino grosso.

O cólon é onde os fluidos e sais são absorvidos e se estende do ceco ao reto. A última parte do intestino grosso é o reto, que é onde as fezes (resíduos) são armazenadas antes de deixar o corpo pelo ânus.

A principal função do intestino grosso é remover água e sais ( eletrólitos ) do material não digerido e formar resíduos sólidos que podem ser excretados. Bactérias no intestino grosso ajudam a quebrar os materiais não digeridos. O restante do conteúdo do intestino grosso é movido em direção ao reto, onde as fezes são armazenadas até saírem do corpo pelo ânus como evacuação.

O peso do seu cocô vem do conteúdo de água, fibra e bactérias presentes nas fezes. A água compõe cerca de 75% das fezes e o peso das fezes aumenta quando mais fibras são consumidas, porque as fibras retêm muita água.

Na China, quando um homem precisou remover parte do intestino após o acúmulo de nada menos que 28 libras (cerca de 12,7 quilos) de fezes no órgão.

Felizmente, o caso é uma raridade: o paciente em questão sofre de uma condição chamada doença de Hirschsprung, também conhecida como megacólon congênito.