O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) deve enfim entrar em prática no mês de setembro com a abertura de cadastro dos motoristas interessados em participar do programa.

O RNPC foi incorporado ao Código Brasileiro de Trânsito (CTB) em 2020 e, em maio deste ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a medida. O programa deve premiar os motoristas que não cometerem nenhuma infração nos últimos 12 meses.

+ Contran publica regras sobre o cadastro positivo de motoristas

Em entrevista ao site R7, o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, informou que até o mês de setembro, será disponibilizada a ferramenta para que o motorista faça sua inscrição no cadastro positivo, que deve ocorrer através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Quais as vantagens para os inscritos no RNPC

Até o momento não existe uma lista oficial de benefícios que serão oferecidos aos condutores inscritos dentro do RNPC mas, segundo o secretário, o Detran do Mato Grosso do Sul deve, por exemplo, conceder 20% de desconto na renovação da CNH aos bons motoristas inscritos no programa.

Entre outras vantagens que podem ocorrer, de acordo com Carneiro, é a oferta de cashback em determinadas empresas de estacionamento, enquanto existem negociações com empresas de seguros e locadoras de veículos interessadas em trazer condições especiais para os condutores participantes no RNPC.