Pouco mais de três anos após o início de um ciclo de investimento de R$ 1 bilhão no Brasil, que culminou no lançamento do Corolla Cross em 2021, a Toyota anunciou no último dia 19 outro aporte, desta vez de R$ 1,7 bilhão, para a produção de um carro compacto no País. O modelo com tecnologia híbrido flex será fabricado nas plantas de Sorocaba e Porto Feliz, no estado de São Paulo. A revelação foi feita pelo presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang, durante encontro com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes. “Somos pioneiros na tecnologia híbrido flex e na busca contínua de tornar a mobilidade mais limpa e eficiente”, disse Chang.

A iniciativa marca a adesão da Toyota do Brasil ao Programa ProVeículo Verde, do governo estadual, que incentiva o desenvolvimento de veículos menos poluentes. Por meio dele, as montadoras podem utilizar créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para financiar projetos para construção ou modernização de plantas industriais, desenvolvimento de novos produtos ou ampliação de negócios no estado de São Paulo. É o maior investimento programado no âmbito do ProVeículo Verde desde seu lançamento, em março de 2022. Além do aporte de R$ 1,63 bilhão no novo modelo, mais R$ 61,8 milhões serão utilizados na atualização de outro modelo híbrido flex, iniciativas que devem gerar 700 empregos diretos.

9,5% foi o aumento nas vendas registrado pela bandeira japonesa no ano passado em relação ao mesmo período de 2021.

A Toyota é a única montadora no Brasil com toda a operação no estado de São Paulo, o que inclui unidades em Indaiatuba e São Bernardo do Campo. As atividades na planta do ABC, no entanto, serão encerradas no final deste ano. Após 60 anos de funcionamento, a fábrica teve o fechamento anunciado em meados do ano passado como parte do planejamento da companhia de “buscar mais sinergia nas suas unidades produtivas e mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade dos negócios no Brasil”, como afirmou, à época, a direção.

A tecnologia do novo compacto híbrido flex será a mesma do Corolla, que associa dois motores, um a combustão interna flex e outro elétrico que não precisa de tomada para ser recarregado — ele gera a própria energia durante a frenagem. Segundo a AutoData, mídia especializada no setor automotivo, o carro deve ganhar também uma versão a combustão, que se tornará o novo modelo de entrada da Toyota desde o fim da venda do Etios para o País, em 2021. A produção deve começar no segundo semestre de 2024 e, além do Brasil, outros 22 mercados latino-americanos comercializarão o veículo.

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“Somos pioneiros na tecnologia híbrido flex e na busca contínua de tornar a mobilidade mais limpa e eficiente” Rafael Chang Presidente da Toyota do Brasil.

A NOVIDADE da Toyota vai se juntar ao sedã Corolla e ao SUV Corolla Cross, respectivamente o primeiro e o segundo veículos híbridos flex da marca fabricados por aqui. Os dois modelos foram responsáveis por 95% (19,6 mil) dos 20,7 mil carros eletrificados comercializados pela marca em 2022, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No acumulado do ano, a Toyota abocanhou 42% das vendas no segmento (49,2 mil) se levados em conta os negócios envolvendo RAV4 (1 mil), Camry (16), Sienna (dez) e Tundra (dois).

No segmento a combustão, a Toyota acompanha a retomada gradual do mercado. A marca comercializou 191,2 mil veículos em 2022, 12% abaixo do recorde de 215 mil de 2019, na pré-pandemia, mas 9,5% superior aos 173 mil de 2021. No mesmo intervalo, a participação de mercado cresceu entre automóveis e comerciais leves. Passou de 8,11% em 2019 (sexto lugar) para 9,77% no ano passado (quarta posição). O que mostra que, seja híbrido, seja flex, a Toyota mantém a aceleração no mercado nacional.