Por Lucila Sigal

BUENOS AIRES (Reuters) – Um artista argentino pintou um mural gigante da lendário jogador de futebol Diego Maradona em Buenos Aires para comemorar o que teria sido o 62º aniversário do atleta vencedor da Copa do Mundo.

O muralista Martín Ron preencheu o muro de 1.600 metros quadrados, no coração da cidade, com uma representação de Maradona, com base em uma foto dele incentivando sua equipe durante a final da Copa do Mundo contra a Alemanha em 1990, que a Argentina acabou perdendo.

“Já sabemos que ele era o melhor jogador do mundo, mas quem era ele como pessoa? Ele era um guerreiro, enfrentou as adversidades, mesmo todo machucado, enfrentou o que quer que viesse até ele”, disse Ron, de 41 anos, à Reuters.

Maradona morreu de parada cardíaca aos 60 anos no final de 2020, o que desencadeou um período nacional de luto pela estrela problemática que foi reverenciada por milhões e apelidada de “D10S”, uma brincadeira com o número da camisa e a palavra espanhola para “Deus “.

O mural quase concluído levará no total cerca de 25 dias de trabalho para Ron e uma equipe de sete artistas e usará 800 litros de tinta. Ron disse que era o maior mural de Maradona de todos os tempos – cerca de 45 metros de altura, semelhante em altura à Estátua da Liberdade de Nova York.

Ron acrescentou três estrelas ao mural para representar as duas vitórias da Argentina na Copa do Mundo em 1978 e 1986 – e o que ele espera que seja outra no Catar este ano.

Os carros que passavam buzinavam e os transeuntes paravam para tirar fotos.

“No nível esportivo, ele é meu maior ídolo”, disse Sebastián Martínez, um professor de educação física de 46 anos que tinha uma tatuagem de Maradona na perna. “É uma bela homenagem a ele.”