Montana se tornou oficialmente o primeiro estado americano a proibir o TikTok na quarta-feira (17), depois que o governador Greg Gianforte assinou um projeto de lei que restringe os downloads do popular aplicativo de mídia social.

A legislação, aprovada no mês passado, torna ilegal para as lojas de aplicativos dar aos usuários a opção de baixar o TikTok e ilegal para a empresa operar dentro do estado.

+ PGR defende que big techs devem retirar fake news do ar após alertadas

A lei provavelmente enfrentará desafios no tribunal, argumentando que restringe a liberdade de expressão, mas Gianforte elogiou suas proteções à privacidade.

“O Partido Comunista Chinês usando o TikTok para espionar os americanos, violar sua privacidade e coletar suas informações pessoais, privadas e confidenciais está bem documentado”, disse Gianforte em um comunicado à imprensa, chamando a lei de “a ação mais decisiva de qualquer estado”.

A porta-voz do TikTok, Brooke Oberwetter, chamou o projeto de lei de “ilegal” em um comunicado na quarta-feira, dizendo que o aplicativo é uma plataforma que “empodera centenas de milhares de pessoas em todo o estado”.

“Queremos garantir aos montanenses que eles podem continuar usando o TikTok para se expressar, ganhar a vida e encontrar uma comunidade enquanto continuamos trabalhando para defender os direitos de nossos usuários dentro e fora de Montana”, disse Oberwetter.

Quando o projeto foi aprovado no mês passado, Oberwetter disse que seus “defensores admitiram que não têm nenhum plano viável para operacionalizar essa tentativa de censurar as vozes americanas”.