Se você usa o Instagram, certamente que já explorou os vídeos da funcionalidade Reels que a rede social da empresa Meta oferece. E, aí, muitos dos conteúdos compartilhados vêm da popular plataforma chinesa TikTok.

No entanto, a rede social da empresa de Mark Zuckerberg quer que os usuários publiquem mais conteúdos originais e, desta forma, está agora pedindo que as pessoas deixem de compartilhar vídeos do TikTok no Reels do Instagram. Para incentivar a esta mudança, a plataforma vai dar mais créditos às publicações originais.

+ Botão de “descurtir” chegará aos comentários do TikTok

O Instagram está colocando em prática várias mudanças com o objetivo de se focar cada vez mais no criador. E segundo Adam Mosseti, dono desta rede social, estas mudanças têm como finalidade “garantir que o crédito seja para aqueles que o merecem“.

Em suma, as mudanças se resumem a três aspectos: as tags dos produtos estão agora disponíveis para todos, para que possa marcar um produto numa determinada publicação; o usuário pode atribuir uma categoria como “Fotógrafo” ou “Rapper” de forma a que a mesma apareça sempre que for marcado numa publicação; por fim o Instagram vai começar a promover mais amplamente os conteúdos originais publicados na plataforma.

De acordo com Mosseti, “se [o usuário] cria algo do zero, deve receber mais crédito do que se estiver compartilhando novamente algo que encontrou de outra pessoa. Vamos tentar fazer mais para valorizar mais o conteúdo original, principalmente em comparação com o conteúdo republicado.

No fundo, o que o Instagram pretende é que os usuários publiquem mais conteúdos originais e ‘entupam’ menos a rede social com material vindo de outras fontes, como o TikTok.