Marta Ortega assumirá o comando da gigante de vestuário Inditex (detentora de marcas como a Zara), no mês de abril com uma série de desafios pela frente, um deles imposto pela Guerra entre Rússia e Ucrânia.

Filha caçula de Amancio Ortega, criador da Zara e presidente do grupo Inditex até 2011, Marta assumirá o posto de Pablo Isla, executivo que ficou a frente da empresa por mais de uma década e meia. Com 38 anos, ela passou 16 deles trabalhando dentro da Inditex.

+ Após polêmicas, Carlos Wizard quer ser mentor de empresários

O retorno da família Ortega ao comando do grupo espanhol é marcado pela guerra na Ucrânia, que levou vários países do ocidente a aplicarem sanções contra Rússia, justamente o país que tem o maior número de lojas da empresa além da Espanha. Todos os mais de 500 pontos em solo russo estão temporariamente fechados, assim como as vendas online estão suspensas no país.

Os outros desafios incluem o ressurgimento da covid na China com a ameaça ao consumo em outro mercado valioso e o crescimento da Shein, um concorrente cada vez mais imponente dentro do comércio eletrônico.