A Gramado Summit fará sua quinta edição entre 6 e 8 de abril com mais um concurso de startups, que poderão receber um aporte de pelo menos R$ 200 mil – valor que pode passar de R$ 1 milhão com co-investimento. As startups que quiserem participar podem se cadastrar no site do evento até 20 de março.

Realizado na Serra Gaúcha, o evento reúne mais de 140 palestrantes em três dias de debate sobre tecnologia, inovação, empreendedorismo e negócios.

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A startup vencedora recebe investimento mínimo de R$ 200 mil da Ventiur Capital aceleradora, que pode negociar um aporte ainda maior dependendo da empresa.

“É uma negociação da startup com a aceleradora, se ela perceber que tem potencial de crescimento e quiser investir. No evento, a gente tem mais de 100 fundos de investimentos e fundos de venture capital”, diz Marcus Rossi, CEO da Gramado Summit.

Rossi explica que, nos últimos anos, sempre predominam startups de SAS, sigla em inglês para Serviços como Negócios. Ele também aponta um crescimento entre as fintechs, startups financeiras de tecnologia.

O evento tem público médio diário entre 6 a 8 mil pessoas, mesmo com o valor do ingresso a R$ 1.690 por todo o evento – montante que pode ser parcelado em até 10 vezes.

“A gente precisa discutir o que entende que é necessário para a sociedade evoluir. Tecnologia é nossa essência, mas a gente se preocupa com conteúdos diferentes do habitual: tenta colocar o máximo possível de mulheres, que precisam ter papel não só de executivas de grandes empresas, mas dar palco a esse público. Há grandes empresas falando sobre diversidade, inclusão. Isso é futuro, tem que estar no evento”, afirma Rossi.

Último vencedor

Quem ganhou a batalha de startups da Gramado Summit em 2021 foi a Concede, empresa de tecnologia que atua com financiamento e crédito imobiliário, que levou R$ 600 mil em investimentos. Ganhar o festival alavancou a empresa e permitiu a consolidação no mercado de Porto Alegre, onde está sediada a startup.

“Foi bem impactante ter ganhado porque é um evento que nos deu muita visibilidade. Ser campeão da Gramado Summit tem um alcance”, conta Afonso Vinícius Santos, CEO da Concede.

Santos conta que sua empresa participou da batalha de startups sem qualquer pretensão, mas, durante suas apresentações, percebeu que as soluções de sua empresa faziam sentido a outros empresários e consumidores. Na final, concorreu com empresas mais bem estruturadas, com produtos validados há mais tempo e mostrou surpresa por ter vencido.

“Todo mundo tem chance. Eles se baseiam muito no ‘founder’ (fundador da empresa), na ideia que a empresa apresenta e também no tamanho do mercado envolvido. O mercado que a gente atua, de crédito imobiliário, movimenta R$ 208 bilhões por ano, além de ser um mercado carente de tecnologia. A gente criou solução para as pessoas comprarem imóvel com financiamento sem ter todo o estresse”, argumenta Santos.

Critérios da batalha

Para concorrer, as empresas interessadas devem preencher o formulário disponibilizado no site da Gramado Summit. O regulamento pode ser acessado neste link.

Em 2021 participaram 67 startups de todo o Brasil das quais 31 foram selecionadas para participar. Este ano, até o momento, há 35 startups inscritas, das quais 20 serão selecionadas para a etapa inicial.

Segundo a Ventiur Capital, júri da batalha de startups, os critérios utilizados para determinar os campeões são:

– Ser startup que resolva muito bem problemas reais e relevantes do setor de atuação;
– Estar em estágio operacional ou pré-operacional;
– Ser escalável, baseada em tecnologia e inovação;
– Ter diferenciais estratégicos, mercado amplo e em crescimento;
– Ter dois ou mais sócios. Pelo menos um com dedicação exclusiva e um sócio técnico.