Há dois anos, o Google anunciou um plano para bloquear cookies de rastreamento digital no Chrome, navegador mais usado do mundo, o que preocupou a publicidade. Nesta terça-feira (25), a gigante de tecnologia afirmou que alterou seu plano e vai oferecer um novo sistema publicitário chamado Topics.

O novo modelo, segundo o jornal New York Times, deve ser lançado no final de 2023, mas começa a ser testado já no início deste ano. Trata-se de um novo sistema que também elimina os cookies, mas informa aos anunciantes as áreas de interesse do usuário com base nas últimas três semanas de navegação. Depois desse prazo, as informações serão deletadas.

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O projeto ocorre na esteira da discussão sobre privacidade digital e uso dos cookies, mas ainda não está claro o impacto do novo modelo à publicidade. Segundo a StatCounter, duas em três pessoas em todo o mundo utilizam o Google Chrome para navegar na internet.

Os cookies permitem que empresas rastreiem hábitos de navegação do usuário para oferecer produtos e propagandas personalizadas. O Topics promete mais privacidade ao usuário ao reportar genericamente, por segmento, os interesses do internauta às empresas anunciantes. Internautas também poderão editar e remover tópicos associados à sua navegação.

Medida semelhante foi adotada em 2021 pela Apple, que lançou o App Tracking Transparency, que permite o bloqueio dos rastros digitais na internet. A decisão preocupou veículos de publicidade e sobretudo o Meta (antigo Facebook).

O Google disse que o Topics utilizará curadores humanos para gerar grupos de usuários, o que elimina a possibilidade de classificação de grupos a partir de características como orientação sexual ou raça.