07/02/2020 - 9:00
Maior marca esportiva do mundo, a americana Nike teve sua operação no Brasil comprada pelo grupo SBF, companhia de capital aberto controladora da rede de artigos esportivos Centauro. A aquisição, anunciada na quinta-feira 6, custou R$ 900 milhões, envolvendo capital de giro (estoque), controle das lojas físicas da Nike, distribuição, política comercial e de vendas, além do comércio pela internet. Em pelo menos 100 países, a operação da grife americana já é feita por empresas locais. No caso do e-commerce, é a primeira vez que um processo desse tipo envolve a venda de produtos por meio eletrônico. Pelo contrato, a operação local tem validade inicial de dez anos. Dentro desse período, a nova dona terá, por cinco anos, o direito de ampliar o número de lojas da Nike no Brasil, que hoje são 24. Os acordos podem ser renovados e, em tese, a empresa americana pode recomprar a operação. O desejo da Centauro, no entanto, é estender o negócio. Parte do valor da compra virá por meio do financiamento com Santander, Itaú e Bradesco. Outra parte será de recursos próprios da SBF.
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Contratos de marketing da Nike, como os celebrados com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os jogadores da seleção brasileira Neymar (Paris Saint-Germain), Casemiro (Real Madrid), entre outros, não estão incluídos na transação, já que as operações foram feitas pela global Nike, Inc. Já a parceria com o Corinthians passa para as mãos do grupo SBF, presidida por Pedro Zemel. A empresa americana não revela os valores dos acordos comerciais com clubes e atletas.
No terceiro trimestre do ano passado, receita líquida do grupo SBF foi de R$ 621 milhões (alta de 9,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior). No acumulado dos primeiros nove meses de 2019, a receita atingiu R$ 1,7 bilhão. O número é próximo do faturamento da Nike do Brasil, que foi de R$ 2 bilhões no exercício encerrado em 31 de maio de 2019. A empresa americana fechou o ano como a marca esportiva mais valiosa do mundo, com valor de mercado de US$ 32,4 bilhões, um aumento de 16% de seu valor em relação ao ano anterior.
Com cerca de 6 mil colaboradores, o grupo SBF é responsável pela gestão das 209 lojas da Centauro em 20 estados brasileiros. Segundo a empresa, Centauro e Nike serão geridas como unidades de negócios separadas, o que significa que a loja esportiva continuará a comprar os produtos da Nike, só que agora de sua própria controladora. Atual presidente da Nike do Brasil, o mexicano Alfonso Bueno deve permanecer na função até o fim do processo de transição, que deve terminar em meados deste ano. O novo nome para o cargo ainda não está definido e a aquisição precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).