Bem-vindo ao futuro das viagens ferroviárias de alta velocidade europeias. A empresa ferroviária francesa SNCF e a fabricante de trens Alstom revelaram o primeiro TGV M completo, um trem de dois andares de alta velocidade de última geração que apresenta um nariz mais longo e aerodinâmico – perfeito para atravessar o interior da França.

A Alstom apelidou o novo trem de “o TGV do futuro”. TGV significa Train à Grand Vitesse, que significa trem de alta velocidade.
Este novo design vai estrear na rede ferroviária de Paris em 2024 e em todo o país nos próximos 10 anos.

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Maior e melhor

O TGV é uma das marcas de trem de alta velocidade mais famosas do mundo e tem sido um marco nas viagens ferroviárias europeias desde o início dos anos 80.

Em 2018, a SNCF, empresa ferroviária estatal francesa que controla o TGV, encomendou 100 trens TGV M (também conhecidos como trens Avelia Horizon) a um custo de 2,7 bilhões de euros (cerca de US$ 2,7 bilhões). Outros 15 trens foram encomendados em agosto de 2022.

A maioria dos trens operará na França, mas a Alstom disse que 15 viajarão pelos trilhos internacionalmente.

O TGV M operará na mesma velocidade máxima da geração anterior de trens TGV – 350 quilômetros por hora (cerca de 220 mph).

“Em 2022, não queremos ir mais rápido”, disse o porta-voz da Alstom, Philippe Molitor, à CNN Travel , explicando que o objetivo são trens de alta velocidade que acomodam mais pessoas e consomem menos energia.

Os trens TGV M não têm apenas narizes 40,5 centímetros (15,9 polegadas) mais longos do que seus antecessores, eles são maiores em todos os aspectos. Os interiores de carruagens mais espaçosos podem acomodar até 740 assentos, em comparação com o máximo atual de 634.

O TGV Ms também obteve o que o fabricante Alstom chama de “modularidade sem precedentes”, o que significa que a configuração interior do trem pode ser facilmente ajustada. Uma carruagem pode ser convertida de segunda para primeira classe e vice-versa, ou adaptada para permitir espaço para bagagem de grandes dimensões ou bicicletas. Haverá também áreas sociais de passageiros a bordo para oferecer variação e flexibilidade em viagens mais longas.

De acordo com a Alstom, o projeto melhora a eficiência energética atual do TGV e a pegada de carbono, com 97% dos componentes do trem agora recicláveis.

Também possui melhor acessibilidade – haverá uma plataforma elevatória para permitir que os usuários de cadeira de rodas embarquem de forma independente no trem e um sistema de som a bordo para ajudar os viajantes com deficiência visual.

Janelas maiores aproveitarão ao máximo as vistas, enquanto a iluminação do TGV se adaptará dependendo da luz natural externa.

Em um comunicado, a Alstom descreve um “conjunto de trens cujos sensores transmitem continuamente milhares de dados, permitindo que o trem seja examinado em tempo real de todos os ângulos para otimizar a manutenção e a disponibilidade”.

Do projeto à realidade

Os elementos futuristas do TGV M exigirão algumas mudanças de infraestrutura na rede ferroviária da França – por exemplo, alguns sinais de parada da estação precisarão ser movidos para que não sejam obscurecidos pelo nariz mais longo do novo trem.

Os maquinistas estiveram ativamente envolvidos no processo de design, especificamente no interior da cabine do maquinista, diz a Alstom.

“Usando óculos de realidade virtual, cem motoristas fizeram um tour virtual pela cabine, com a escolha de três designs de espaço”, diz a empresa.

Com o primeiro trem concluído revelado, o próximo passo é o que a Alstom descreve como “um longo período de testes” – a primeira fase de testes começará na República Tcheca no final de 2022.