Não é só no universo humano que existe pressão da sociedade para um certo “padrão de beleza”. No mundo dos alimentos também é assim. Se frutas e legumes não estiverem no tamanho ou no formato considerado esteticamente ideais, são descartados, apesar de mantidas todas as características nutricionais. Essa preocupação com a aparência faz com que quase 30% de todos os vegetais produzidos sejam desperdiçados entre a colheita e a venda. Há dois meses, entrou em operação a foodtech brasileira Mercado Diferente, que visa quebrar esse preceito e proporcionar uma alimentação saudável, enquanto combate o desperdício de alimentos na América Latina. A empresa acaba de levantar uma rodada seed de R$ 24 milhões, valor recorde para investimentos do tipo no setor.

Funciona assim: a Mercado Diferente resgata alimentos orgânicos fora do padrão que seriam perdidos e oferece ao consumidor final cestas com preços até 40% mais baixos. É tudo on-line, no formato de assinatura e com entrega gratuita – por enquanto feitas apenas na capital paulista. As cestas estão disponíveis em 3 tamanhos (individual, casal e família) e podem ser contratadas em assinaturas semanais, quinzenais ou mensais.

Entre os fundadores, executivos com bagagem em empresas de tecnologia: Eduardo Petrelli (ex-James Delivery), Saulo Marti (ex-Olist), Paulo Monçores (ex-VTex) e Walter Rodrigues (ex-Rappi).
O Mercado Diferente tem apostado em mensagens impactante para atrair o consumidor. As caixas enviadas aos clientes estampam em letras garrafais: “Não julgue pela casca”. Nas redes sociais, a empresa também abusa dos recados diretos, embalados em um bom marketing. ““Suas curvas não te definem”, “Fresquinho e sem frescura” e “Faz diferença ser diferente” são algumas das frases postadas para gerar engajamento.

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“A maioria da população do continente ainda não tem acesso aos orgânicos e o preço é a principal barreira para isso. Ao atender este mercado que, só no Brasil, está avaliado em 35 bilhões de dólares, temos também a oportunidade de lutar contra o desperdício e causar um impacto positivo para toda a sociedade”, afirmou Eduardo Petrelli, CEO do Mercado Diferente.

O aporte recebido recentemente será usado para a expansão do negócio para outras cidades brasileiras. Entre os investidores estão fundos como MAYA Capital e Collaborative Fund e anjos como Matias Muchnick (fundador da NotCo) e Abhi Ramesh (fundador da Misfits Market).