Após ter feito uma proposta para comprar 100% das ações do Twitter por US$43 bilhões e propor fechar o capital da empresa, o bilionário Elon Musk disse que a aquisição não é uma forma de ganhar dinheiro. 

A declaração foi dada no encerramento da conferência TED 2022 em Vancouver, no Canadá, na última quinta-feira (14). Na sua primeira declaração após ter feito a proposta para ser o único dono da companhia, Musk afirmou que seu interesse é melhorar a liberdade de expressão dentro da plataforma. 

+Dia 22 virou ponto facultativo. Entenda se você trabalha ou folga

“Acho muito importante que haja uma arena inclusiva para a liberdade de expressão. O Twitter meio que se tornou a praça da cidade de fato”, disse. 

Ao ser questionado como a rede social lidaria com discurso de ódio, Musk afirmou que ainda não tem todas as respostas, mas que relutaria em excluir os tuítes. 

Proposta de compra gera preocupação 

Depois de se tornar dono de 9,2% da companhia, o dono da Tesla e da Space X fez uma proposta para se tornar o único dono da rede social e fechar o seu capital. O movimento gerou preocupação para o conselho de administração do Twitter, que utilizou uma espécie de manobra financeira para impedir a aquisição. 

Na última sexta-feira (15) os membros do conselho aprovaram uma mudança que vai permitir que, caso um investidor compre ao menos 15% da empresa sem a aprovação prévia do conselho, os outros membros vão poder comprar porcentagens maiores por um preço menor que o convencional.      

Especialistas também afirmam que, ao contrário de valorizar a liberdade de expressão na rede, o fato de Musk fechar o capital da empresa pode fazer com que as decisões, tomadas de forma centralizada, se tornem menos transparentes.