DOHA (Reuters) – Autoridades estão esperando trânsito nas ruas durante a Copa do Mundo e alertaram que administrar quatro jogos por dia em Doha será um desafio, disseram organizadores do torneio nesta quarta-feira.

Uma inovação central prometida pelos organizadores da Copa do Mundo do Catar é que os torcedores poderão ver várias partidas em um único dia no menor país a sediar o evento global que começará em 20 de novembro.

+ McDonald’s: começa pré-venda dos sanduíches da Copa do Mundo Fifa 2022

O Catar espera receber 1,2 milhão de visitantes, um total sem precedentes, durante o torneio que dura um mês, mais de um terço da população do país do Golfo Árabe, de aproximadamente 3 milhões de pessoas.

“Fazer quatro jogos por dia é um desafio em uma cidade como Doha… claro que estamos esperando trânsito nas ruas”, disse Abdulaziz Ali Al-Mawlawi, diretor de mobilidade do Supremo Comitê para Entrega e Legado, que organiza o torneio do Catar.

“Logo, estamos aqui…para avisar e alertar os torcedores para seguirem certas regras.”

Para reduzir o congestionamento, Al-Mawlawi pediu que os torcedores se dirijam cedo para os jogos, com várias pessoas no mesmo carro. Além disso, o Catar ordenou que as escolas fechem e que 80% dos funcionários públicos trabalhem de casa. Certos veículos na região central de Doha também foram proibidos.

Os jogos serão realizados em oito estádios localizados dentro de 40 quilômetros do centro de Doha. Durante as primeiras duas semanas do torneio, haverá quatro jogos por dia, com os pontapés iniciais marcados entre 13h e 22h, horário local.

O cartão Hayya, documento de identificação obrigatório do Catar, dará aos torcedores acesso ao sistema de metrô que liga os dois aeroportos da cidade a cinco estádios.

Durante o torneio, o metrô intensificará suas operações, com 110 trens, em vez dos 75 habituais, que pararão a cada 165 segundos, 21 horas por dia, disse Abdulla Saif Al-Sulaiti, chefe do Serviço de Entrega da operadora do metrô Qatar Rail.

O Catar operará mais de 3.100 ônibus durante o torneio, quase quadruplicando a quantidade de veículos no país, que é aproximadamente do tamanho da Jamaica. Além disso, 3 mil táxis e 11.500 carros da Uber estarão disponíveis.

Por Andrew Mills