A declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que o “Paraguai virou o estado brasileiro mais rico”, gerou uma rusga diplomática. O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai divulgou neste sábado (19) uma nota na qual repudia a fala do economista brasileiro.

“O Paraguai é e sempre será uma nação livre, soberana e independente, e em homenagem a quem o defendeu heroicamente ao longo de sua história, essas infelizes expressões não podem ser desprezadas”, afirma o texto divulgado também em redes sociais.

+ Guedes: se não fosse combate à inflação, o Brasil poderia estar crescendo mais
+ Guedes: ‘Toda hora tem uma bomba nova, mas sabemos como agir se crise aprofundar’

Guedes deu a declaração em um contexto de defesa da redução tributária no Brasil, citando o país vizinho como exemplo de como baixos impostos podem gerar crescimento econômico.

“Se nós tivéssemos impostos baixos, os brasileiros não estavam indo para o Paraguai para fazer soja, chicote elétrico. Tudo o que está sendo feito lá, poderia estar sendo feito aqui e está sendo feito lá porque a gente tem imposto muito alto e o Paraguai inteligentemente baixou os impostos e virou o estado brasileiro mais rico”, declarou Guedes.