A Cruise, startup de veículos autônomos, e a GM (General Motors) anunciaram nesta quarta-feira (22) que vão pedir autorização dos Estados Unidos para lançar um veículo sem pedais e volantes, o Cruise Origin.

De acordo com comunicado divulgado no site da Cruise, a empresa aposta totalmente no compromisso de colocar o Origin nas estradas das cidades. “Nossos colegas de equipe na GM estão fazendo um rápido progresso construindo o Factory Zero em Detroit [EUA], onde o Origin será construído”, diz a empresa.

+ Produção de veículo sustentável no País é liderada por fabricantes de caminhões
+ Startup sueca lança veículo autônomo de entregas

E como o Origin não possui controles de motorista como um carro tradicional, nos próximos meses a GM e a Cruise vão entrar com um pedido de autorização junto à National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) buscando a aprovação regulatória para sua implantação.

“Consequentemente, iremos retirar um pedido de isenção anterior que era limitada a Cruise AVs derivados da plataforma Chevrolet Bolt”, informa a empresa.

Vale destacar que na semana passada a Cruise conseguiu permissão para testar carros sem nenhum ocupante nas ruas de São Francisco. Até então, mesmo os carros sendo autônomos, era necessário um motorista para que pudessem circular.