Criada há 25 anos por dois irmãos viticultores de Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves (RS), a Vinícola  Cristofoli tem construído uma trajetória exemplar de crescimento desde a entrada da segunda geração no negócio. Nos últimos anos, além de abraçar o enoturismo com um extenso cardápio de atividades nos vinhedos, a família inaugurou um restaurante, abdicou das uvas de mesa para se dedicar apenas à produção de vinhos finos e acaba de lançar uma linha exclusiva para bares, restaurantes e hotéis – segmento que o mercado chama de on trade. A ideia, segundo a enóloga Bruna Cristofoli, que também responde pela área comercial e pelo marketing da empresa é gerar uma aproximação maior junto ao consumidor final.

Serão apenas 1 mil garrafas de cada um dos quatro rótulos da nova linha, que devem chegar às cartas a preços entre R$ 130 e R$ 150. O processo de elaboração dos quatro rótulos está a cargo de Lorenzo Cristofoli. Do vinhedo à garrafa, o projeto é colaborativo, com a participação da irmã Bruna e da prima Letícia, ambas também enólogas. São dois vinhos tintos, um branco e um espumante pensados para ser gastronômicos, com boa acidez e muita versatilidade para harmonização.

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Assim como o nome da linha, inspirado em parâmetros da Física, cada rótulo foi batizado em alusão a um aspecto do Cosmo. O espumante Brut se chama Supernova; o  Cabernet Sauvignon, Singularidade, o Merlot, Horizonte de Eventos; e o Chardonnay, Anã Branca. Todos são da safra 2022 e foram produzidos com uvas cultivadas por agricultores parceiros da Serra Gaúcha e Campanha Gaúcha, o que não impede de nas próximas safras contemplarem outras regiões produtoras.

Aficionado por Física e Astronomia, Lorenzo escolheu cada nome para expressar também uma peculiaridade de cada produto. Assim, Supernova, que designa uma explosão estelar poderosa e luminosa, faz referência ao pérlage intenso e à persistência em boca do espumante. Já no caso do Merlot, a ideia é convidar a um “caminho sem volta”, uma vez que o tudo o que cruza o horizonte de eventos nunca mais é visto no universo. Na taça, porém, o vinho é brilhante e sedutor. Pena que sejam poucas garrafas – e apenas para abastecer as adegas do on trade.