O padre Júlio Lancellotti participou de um debate sobre leituras críticas na principal arena da Bienal do Livro de São Paulo, no Expo Center Norte, na segunda-feira (4). Enquanto divulgava o novo livro dele, “Tinha Uma Pedra no Meio do Caminho: Invisíveis em Situação de Rua” (Editora Matrioska), o religioso reforçou seu discurso de defesa dos pobres. As informações são do Uol.

“Quem governa as grandes cidades como São Paulo? A especulação imobiliária. Estamos novamente vivendo um boom do mercado imobiliário, e muitos dos condomínios estão se tornando milícias contra os pobres”, declarou o padre.

Ainda no debate, Lancellotti criticou políticas públicas que visam a tutela dos moradores de rua a internação involuntária de usuários de drogas. “Estar em situação de rua não despe as pessoas de sua dignidade humana. Ninguém devolve a dignidade humana, porque ninguém pode tirá-la.”

Usando um adesivo com os dizeres “Bolsonaro nunca mais”, o padre disse ainda que sabe que será perseguido e vai sofrer. “Quem está do lado dos mais pobres nessa sociedade tão desigual vai sofrer. Eu sei o que é muitas vezes ter que carregar esse sofrimento. Sei de todas as forças que buscam me destruir e me atingir. Com isso querem calar também a voz dos irmãos e irmãs em situação de rua.”