A Citroën acabou de lançar no Brasil a nova geração do C4 Cactus. Conhecido como C4 X na Europa desde 2020, o modelo é uma espécie de C4 alongado com opções de motorização convencional ou eletrificada. De forma geral, a nova geração chama a atenção pelo visual moderno, com a frente mais alta e detalhe na coluna C no estilo cupê.

A grande novidade do modelo está na possibilidade dele ser o primeiro carro elétrico da Citroën a chegar ao Brasil. A versão possui motor de 136cv e 26,5 kgfm de torque. Com bateria de 50 kWh, a autonomia no ciclo WLTP pode chegar a 360 quilômetros. De acordo com a montadora, O C4 X completa sua recarga entre cinco a sete horas e meia em carregamento doméstico, podendo ter uma recarga ainda mais rápida. Nesse caso, a bateria pode recuperar o equivalente a 100 km de autonomia em apenas 10 minutos.

+ Chinesa Great Wall adia início da produção de carros no Brasil para maio de 2024

+ AIE: mercado mundial de carros elétricos registra forte crescimento

A nova geração do modelo tem 4,60 metros de comprimento, 2,76 m de entre-eixos e 1,80 m de largura. A plataforma modular na qual é produzido é a mesma do C3 e do Peugeot 2008, e, no caso da elétrica, usa a mesma base dos Peugeot e-208 e e-2008.

Atualmente a montadora francesa já conta com uma versão especial do SUV Cactus nomeada X-series, lançada em 2022. Essa série oferece central multimídia de 10 polegadas, teto solar panorâmico, faróis de neblina, volante em couro, protetores laterais com pintura bronze Ocre, bancos estilizados com costuras em “bronze Ocre” e logotipo “X-Series”.