O ano de 2021 marcou a ascensão profissional de Thiago Maffra, que se tornou um dos executivos de mais destaque no País ao assumir em maio o cargo de CEO da XP Inc. Com apenas 36 anos e origem humilde, a carreira de Maffra é marcada pela superação, mérito e pela dedicação aos estudos.

Em carta destinada aos 3,8 mil funcionários da corretora de investimentos e divulgada publicamente em rede social, Maffra conta um pouco de sua história. Nascido na mineira Araxá e criado em Itapevi, no interior de São Paulo, Maffra graduou-se pelo Insper (antigo Ibmec) em 2006 em administração de empresas.

+ Editora pede desculpa a empresário russo Abramovich por livro sobre “a gente de Putin”
+ Bienal do Livro do Rio termina com mais de 2 milhões de obras vendidas

“Eu e a minha família, porém, não tínhamos dinheiro para pagar a mensalidade, e muito menos para comprar um laptop, obrigatório na época. Consegui uma bolsa de estudos parcial por meio das minhas notas e a minha mãe decidiu vender o carro dela para pagar o restante, e assim começou a minha jornada”, diz Maffra.

Maffra ingressou na XP ainda em 2015, mas largou a empresa para a qual voltaria no futuro para se dedicar a um MBA na Columbia Business School, em Nova York.

“Para fazer coisas incríveis, todos nós precisamos nos dedicar muito, abdicar de recompensas de curto prazo em busca de uma recompensa maior no futuro. É preciso ter resiliência, pois certamente iremos errar algumas vezes ao longo do caminho, saber dividir o nosso sonho e ter as pessoas certas ao nosso lado. Ninguém constrói nada grandioso sozinho”, afirmou Maffra.

Grande estudioso do mercado e das inovações tecnológicas, Maffra compartilhou com a IstoÉ Dinheiro as indicações de leitura que o auxiliaram em sua trajetória profissional:

– Empowered, Ordinary People, Extraordinary Products, de Marty Cagan e Chris Jonese

“Nele, é possível entender que ter as melhores pessoas nos lugares certos proporciona liberdade para que elas possam fazer o que sabem. Isso é liderança por contexto, e o grande segredo por trás das grandes empresas de tecnologia hoje. Líderes devem levar para a cultura e ambiente de trabalho essa liberdade. Isso resulta em produtos e soluções excepcionais. Como o Bill Campbell, treinador do Vale do Silício, disse: ‘Liderança é reconhecer que existe uma grandeza em todos, e seu trabalho é criar um ambiente onde essa grandeza possa emergir’. Vale a leitura e reflexão”, indica Maffra.

– Team of Teams, de Stanley McChrystal

“Outra obra que tive o prazer de ler. O livro destaca a importância de a informação fluir de forma mais livre para que uma empresa se torne mais competitiva, sobre ter menos hierarquia e controle e empoderar mais as pessoas”.

Por fim, Maffra ainda indica “Extreme Ownership – Responsabilidade Total“, de Jocko Willink e Leif Babin; “What You Do Is Who You Are“, de Ben Horowitz; “Equipes Brilhantes“, de Daniel Coyle; e “Shoe Dog“, de Phil Knight.

“São ótimas referências para quem quer saber mais sobre o mundo dos negócios e estratégias de liderança”, finaliza o CEO da XP Inc.