O CEO da agência de viagens Hurb, João Ricardo Mendes, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (24) após ter vídeos vazados em que ameaça um cliente da empresa. Em uma carta publicada no Instagram da empresa ele afirmou que os erros cometidos foram dele e não da companhia toda.

Instagram will load in the frontend.

+Churrasco e vinho: escolhas não são tão óbvias quanto parecem; veja as harmonizações

“Está claro que este acontecimento é um reflexo de mim – e as críticas que recebi são um forte lembrete de que devo mudar fundamentalmente como líder e crescer”, apontou. 

Na mesma carta o ex-CEO anuncia que seu cargo será ocupado interinamente pelo General Council Otávio Brissant. Mendes reforça, no entanto, que ele segue como principal acionista e responsável legal pela empresa. 

CEO ameaçou cliente

O empresário foi um dos assuntos mais falados nas redes na última sexta-feira (21) quando um cliente publicou um vídeo em que era ameaçado por Mendes. Ele também xingou o cliente de diversos nomes e disse que “já havia puxado toda a capivara” dele. 

https://twitter.com/_miguellllllll/status/1649293410711269377
https://twitter.com/_miguellllllll/status/1649296025524264961

O vídeo foi postado em um grupo no WhatsApp onde milhares de clientes da Hurb se queixam de que não conseguiram viajar mesmo depois de comprar pacotes de viagem da empresa.   

Entenda o caso

A Hurb, antigo Hotel Urbano, se destacou no início da pandemia por vender pacotes turísticos por preços muito abaixo do mercado, na modalidade chamada data flexível, onde os clientes escolhem três datas para a viagem e a empresa precisa emitir os bilhetes aéreos e reservas para uma delas. Mas, desde o final de 2022, a empresa está tendo dificuldade de arcar com os compromissos.   

Inúmeros empresários donos de pousadas que venderam esses pacotes não estão tendo os valores repassados pela agência e por isso estão cancelando reservas. 

No site do Reclame Aqui, milhares de clientes estão se queixando de terem tido as suas viagens canceladas e tendo dificuldade de receber reembolso ou de ter informações da empresa.