A BeFly, uma das maiores companhias de turismo da América Latina, está desenvolvendo uma ferramenta chamada Prediction Pass, que irá permitir fazer previsões mais exatas sobre os preços das passagens áreas e facilitar o planejamento de empresas de turismo em relação aos seus custos, já que o preço da passagem área corresponde a boa parte deles. A previsão é que o lançamento ocorra ainda este ano.

O objetivo principal é permitir maior previsibilidade em um setor no qual a variação dos preços é notoriamente elástica. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgados em agosto, o preço das passagens subiu 77% em 12 meses.

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O BeFly Prediction Pass, feito em parceria com a Sauter, analisa dados das empresas do grupo (que controla mais de 40 marcas do setor de viagens) e cerca de 150 variáveis ligadas ao setor do turismo. Com isso, é possível uma projeção mais exata da variação dos preços das passagens. A ferramenta combina inteligência artificial, machine learning e algoritmos criados pela Sauter.

O objetivo é que a Prediction Pass preveja com maior exatidão o comportamento dos preços das passagens aéreas. Segundo a companhia, eles já chegaram a um MVP (Produto Viável Mínimo, na sigla em inglês) e agora irão acelerar os testes para lançar a ferramenta em 2022.

De acordo com a BeFly, foram investidos R$ 10 milhões para desenvolver a Prediction Pass e eles esperam que ela tenha uma uma exatidão entre 65% e 80%.