O Banco Central prevê um crescimento do crédito no país de 8,9% este ano, ante estimativa de 9,4% feita em dezembro, conforme dados do seu Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira. Agora, a expectativa é que o crédito para as empresas seja de 5,7%, ante 6,3% no último relatório.

Em um cenário com a oferta de crédito reduzida é importante estar com todos os documentos em ordem na hora de solicitar um empréstimo. Um dos papéis necessários para conseguir crédito é a Certidão Negativada de Débito (CND).

+ Flexibilização: Empresas e condomínios podem exigir uso de máscara? Entenda

O documento é emitido por órgãos públicos e sua finalidade é indicar a inexistência de pendências financeiras e legais. A maioria das certidões pode ser emitida online e de maneira gratuita. A certidão habilita a empresa a solicitar empréstimos, integrar uma licitação ou cumprir outros objetivos.

Em caso de Certidão Positiva de Débitos (CPD), o documento apresenta que existem questões não resolvidas em um determinado órgão público. Entretanto, se a empresa possui os débitos, mas que estão em negociação ou estão sendo resolvidos, é possível realizar a emissão de uma certidão positiva com efeitos de negativa.