A rede atacadista Makro está vendendo seus pontos comerciais em São Paulo e a SHV, grupo holandês que controla a rede, deve deixar o setor no Brasil – a multinacional ainda toca empresas nos ramos de gás e serviços financeiros. Ao todo, 24 lojas serão vendidas nos próximos meses por um equivalente entre R$ 2 bilhões e R$ 3 bilhões.

Segundo o jornal Valor Econômico, o banco Santander foi contratado para tocar a venda dos pontos comerciais do Makro e grandes redes do atacarejo nacional terão preferência na compra desse espaços.

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Entre 2020 e 2021, o Makro já havia vendido 30 de suas lojas para o Carrefour, a um valor de R$ 1,95 bilhão, e serviu de impulso para o grupo francês ampliar a presença da marca Atacadão ao redor do País.

Perdendo espaço para o Atacadão e para o Assaí, que recentemente adquiriu em liquidação de R$ 4 bilhões as 70 lojas do Extra Hiper, o Makro caminha para deixar de existir no Brasil, tal qual aconteceu na Europa.

O Makro ainda abriu espaço para negociações com a Fort Atacadista (Grupo Pereira) e o Grupo Muffato. As quatro redes terão até o final da semana para apresentar uma proposta de compra das lojas.

O atacarejo é um dos segmentos que mais crescem no Brasil e sobrevivem com tranquilidade neste momento de renda média afetada em praticamente todos os lares do País. Com mais de 2 mil lojas e um faturamento de R$ 230 bilhões, o ritmo de expansão das redes não para de aumentar.