SÃO PAULO (Reuters) -A empresa de calçados e vestuário Arezzo registrou queda de 7,1% no lucro líquido ajustado no quarto trimestre de 2022 contra igual período do ano anterior, pressionado por resultado financeiro e alta nas despesas, informou a companhia nesta quinta-feira.

A Arezzo teve lucro líquido ajustado de 102,7 milhões de reais entre outubro e o fim de dezembro. Sem ajustes, que incluem despesas legais e receita com créditos fiscais, o lucro foi de 106,6 milhões de reais. Analistas esperavam, em média, lucro de l30,5 milhões de reais, segundo dados da Refinitiv.

A empresa afirmou que o resultado operacional ajudou o lucro da companhia, mas o financeiro pesou negativamente. A linha financeira teve uma piora de 53,9% no trimestre ano a ano, para 37,7 milhões de reais, segundo a Arezzo, por aumento das despesas decorrentes principalmente do arrendamento vinculado aos contratos de aluguel.

A Arezzo, que opera marcas como Arezzo, Vans e Anacapri, teve receita líquida de 1,3 bilhão de reais no quarto trimestre, alta de 20% frente a um ano antes. Já as despesas gerais, com vendas e administrativas subiram 31,3%, para 572 milhões de reais.

SHEIN e Temu disputam mercado norte-americano também na Justiça

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de 190,9 milhões de reais no trimestre, alta de 3% na mesma base. Analistas projetavam Ebitda de 192,3 milhões no período. A margem Ebitda ajustada caiu de 17% para 14,6%.

A empresa disse que entre os pontos estratégicos de seu foco em 2023 estão o crescimento sustentável das marcas principais, expansão “diligente” de seu portfólio de marcas e a ampliação do vestário feminino dentro do grupo, com investimento nas marcas atuais.

A Arezzo afirmou que o início de 2023 superou suas expectativas e que até o final de fevereiro o crescimento de suas vendas ao consumidor final (“sell-out DTC”) foi de 22,8% ano a ano.

(Por André Romani; edição Paula Arend Laier e Fabrício de Castro)